quinta-feira, 17 de junho de 2010

PostHeaderIcon Antes de começar a escrever

Quando vamos escrever um texto e não estamos acostumados a redigir, o melhor é que não coloquemos nossas ideias direto na folha definitiva, pois isso pode gerar uma redação desorganizada. (se estiver interessado em saber sobre a estrutura de um texto dissertativo, clique aqui)

Portanto, antes de começar a produzir, analise alguns pontos chaves para que nem você, nem o leitor fiquem confusos. 

Observe o tema proposto: o que você sabe sobre esse assunto, o que você leu a respeito? Coloque no papel. 

De acordo com seu conhecimento, você é contra ou a favor do tema sugerido? Defina-se e defenda seu enfoque. Portanto, fique atento se a ideia do início é sustentada até o final. 

Após escolher o ponto de vista, determine o objetivo de seu texto: esclarecer, impactar, alertar...

Em seguida, estabeleça a ideia principal que virá no primeiro parágrafo. Então, selecione os argumentos que irão sustentá-la no decorrer do escrito. Este contexto deve apresentar fatos, causas e consequências que permeiam o assunto em questão. 

Por fim, não se esqueça de concluir! A conclusão deve retomar o ponto de vista e apresentar uma solução ou uma sugestão a respeito do problema que foi apresentado. 

0 comentários:

Postar um comentário

About Me

De zero a dez, quanto você está em níveis de qualidade de apresentação de PowerPoint?

Seguidores

Tecnologia do Blogger.